REGULAMENTO DA 24ª COPA NOROESTE DE FUTSAL MENOR
REGULAMENTO DA 24ª COPA NOROESTE DE FUTSAL MENOR 2021
I) DA
ORGANIZAÇÃO
ART
1º – A organização e
promoção da 24ª Copa Noroeste de Futsal Menor, estará a Cargo e Competência do
Coordenador da ACEFUNOPA, Izael Emilio Soares e
será realizada de Outubro a Dezembro de 2021.
II) DAS
FINALIDADES
ART
2º – Tem
este à finalidade do congraçamento entre os Atletas, Treinadores, Pais e
Desportistas dos Municípios da nossa Região, proporcionando um intercâmbio
sócio cultural e esportivo entre os participantes, através da prática esportiva
do Futsal.
III)
DAS INSCRIÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS
ART
3º – As Agremiações deverão inscrever os seus Atletas e
Comissão Técnica nas Súmulas dos Jogos durante a Primeira Fase da Competição,
não podendo Relacionar novos Atletas a partir da Segunda Fase.
Parágrafo 1º – Documento oficial para a participação na competição
para Atletas menores, sendo exigida a apresentação em todas as partidas, será o
RG ( Identidade ).
Parágrafo 2º – A
Taxa de Inscrição será de R$ 100,00 ( Cem Reais ) por Categoria e A Taxa de
Arbitragem na primeira Fase será Dividido o Valor entre as Equipes
participantes, assim como também a Fase Final.
Parágrafo 3º – Poderão
participar Atletas de outros Municípios, desde que seja da Região Noroeste do
Paraná.
Parágrafo 4º – As
Equipes que queiram entrar com Recurso contra outra Equipe ou Atleta, deverá
fazer em até 24 horas após a partida em questão.
IV) –
DO SISTEMA DA COMPETIÇÃO
ART
4º – A Competição será disputada nas seguintes Categorias:
SUB 7 ( 2014/2016 )
SUB 9 ( 2012/2013 )
SUB 11 ( 2010/2011 )
SUB 13 ( 2008/2009 )
SUB 15 ( 2006/2007 )
SUB 17 ( 2004/2005 )
SUB 11 FEMININA ( 2010/2011 )
SUB 13 FEMININA ( 2008/2009 )
SUB 15 FEMININA ( 2006/2007 )
SUB 17 FEMININA ( 2004/2005 )
ART
5º – A
competição será disputada por Equipes divididas em Grupos, Jogando no sistema
Todos contra Todos dentro do Grupo em um único dia, Classificando os 2
Primeiros Colocados de Cada Grupo para a Fase Final que será realizada em uma
data posterior a ser definida pela Organização da Competição.
Caso a Equipe queira, poderá usar
uma Atleta da Categoria Feminina na Categoria Masculino, não podendo
ultrapassar a mais de 1 por Categoria.
Na Categoria Sub 7, poderá ser
usado um Goleiro da Categoria Sub 8 ( 2013 ), somente para ser Goleiro, não
valendo Gol do mesmo, nem o mesmo ultrapassar o meio de Quadra. Quando ocorrer
que o Goleiro Sub 8 faça um Gol, o mesmo será anulado e a partida será iniciada
com o Arremesso de Meta do Goleiro Adversário, e quando o mesmo ultrapassar o
meio de Quadra, os Árbitros deverão paralisar a Jogo e dar Bola ao chão para
reiniciar a Partida.
Nas Categorias Sub 7, na Saída de
Arremesso de Meta do Goleiro Adversário, a outra Equipe deverá ficar em sua
Meia Quadra, esperando o Atleta dominar a Bola recebida do Goleiro, para depois
sair na Marcação.
Nessa Categorias, não valerá Gols
de Cobrança de Tiro Livre Direto ( Falta ), mesmo que a Bola toque no Goleiro,
devendo a mesma sempre ser Cobrada em 2 Lances.
Também não valerá o Gol de Lateral
ou Escanteio chutado direto para o Gol, mesmo tocando no Goleiro, sendo que a
Lateral deverá sempre ser cobrado em 3 toques para ser Validado o Gol.
V) – DA
CLASSIFICAÇÃO
ART
6º – As 2 Equipes Melhores Classificadas de Cada Grupo na 1ª
Fase, estarão automaticamente Classificadas para a Fase Final na sua Categoria.
Parágrafo 1º – Na Fase Final as 4 Equipes Classificadas, Jogarão em
Sistema de Rodizio Simples Todos contra Todos sendo Campeão a Equipe que somar
mais pontos e assim até o 3º Colocado e quando houver mais de 4 Equipes
Classificadas para a Fase Final, será formado 2 Grupos com 3 Equipes, jogando
Todos contra todos dentro do Grupo, sendo o 1º Colocado do Grupo jogando a
Final contra o 1º Colocado do outro Grupo, assim como os 2 Segundo Colocados
dos Grupos, disputarão a 3ª Colocação.
VI) –
CRITÉRIOS DE DESEMPATES
ART 7º – Em caso
de empate em número de pontos entre duas ou mais Equipes para se conhecer os
classificados para a próxima Fase ou suas respectivas colocações em cada
Categoria, adotaremos os seguintes critérios:
·
Vencedor do confronto direto (Somente entre duas equipes);
·
Maior número de vitórias;
·
Maior saldo de gols;
·
Maior número de gols positivos;
·
Menor número de gols negativos;
·
Menor número de cartões vermelhos
·
Menor número de cartões amarelos
·
Sorteio.
·
Esse Critério será usado em todas as Fases
VII) –
DA PREMIAÇÃO
ART
8º – Serão premiadas com
Troféus e Medalhas as Agremiações Campeãs, Vice Campeãs e 3ª Colocada.
Parágrafo 1º Na
Fase Final se alguma Equipe quiser levar a Final para a sua Cidade, ficará
responsável pela Premiação das Categorias que for sediar, sendo no Mínimo 2
Categorias.
VIII) –
DAS REGRAS DA COMPETIÇÃO
ART
9º – As bolas
a serem utilizadas na competição serão de responsabilidade da Equipe Mandante,
mas cada Equipe deve trazer a sua Bola para aquecimento.
Categoria Sub 7: 50 ou 100
Categorias Sub 9 e 11: 100
Categoria Sub 13: 200
Categoria Sub 15 e 17: 500
Categoria Feminina Sub 11: 100
Categoria Feminina Sub 13 e 15: 200
Categoria Feminina Sub 17: 500
Parágrafo 1º – As
Agremiações deverão apresentar devidamente uniformizadas para as partidas, ou
seja, com camisas de cores idênticas para todos os atletas (exceto o goleiro) e
numeradas, com os calções e meias de cores idênticas para todos os atletas.
Parágrafo 2º – Em caso de coincidir
as cores dos uniformes das Agremiações numa
mesma partida, a Equipe mandante deverá efetuar a troca de uniforme.
Parágrafo 3º – O
período de cada partida será de 02 (Dois) tempos de 12 Minutos pro Sub 07, 9,
11 e 13, nas demais Categoria em disputa, será de 2 Tempos de 15 Minutos.
Parágrafo 4º – Não
serão Computados ou Acumulativos os Cartões Amarelos e Vermelho para a Próxima
Fase, mas será Obrigatório cumprir a Suspensão por 1 Partida no Caso de 2
Cartões Amarelos ou 1 Cartão Vermelho na Fase em disputa.
Parágrafo 5º – O
Atleta que Receber o Cartão Vermelho em uma partida não poderá ser Utilizado na
partida subsequente do mesmo dia na Categoria Superior, tendo que cumprir a
Suspensão nas 2 Categoria.
Parágrafo 6º – O
Treinador, Responsável ou Atletas que agredirem alguém da Equipe de Arbitragem,
Jogador adversário ou da própria Equipe, ou cometer outro ato que venha
prejudicar o andamento da Competição, poderá pegar até 2 Anos de Suspenção de
qualquer evento promovido pela Associação de Clubes e Escolinhas de Futsal do
Noroeste do Paraná.
Parágrafo 7º – As
Equipes participantes e as Equipes que Sediarem alguma Fase, deverá
Obrigatoriamente cumprir todos os Protocolos exigidos pelo Comitê anti Covid,
tanto do Ministério da Saúde, quanto do Estado e Município, sendo também para
todas as Equipes participantes.
Parágrafo 8º
- Quando uma Equipe não
tiver o Número suficiente de Atletas para participar de uma partida, a mesma
perderá a partida por W X 0, mas as mesmas poderá fazer uma partida Amistosa
para os Atletas que estão na Quadra não fiquem sem Jogar.
Caso queira ou necessite, uma
Equipe poderá utilizar Atletas da Categoria mais Nova na Categoria de Cima, não
podendo fazer o contrário a não ser se for em Amistoso e permitido pela Equipe
Técnica Adversária.
IX) –
DAS RESPONSABILIDADES MÉDICAS
ART
10 –
A condição de saúde dos atletas participantes, bem
como a responsabilidades sobre a participação dos atletas menores de idade, de
acordo com Legislação vigente no País, será de responsabilidade de cada Atleta
e do seu responsável.
ART
11 –
A Comissão Organizadora e Empresas Patrocinadoras
não se responsabilizara por acidentes ocorridos com atletas dirigentes ou
membros das comissões técnicas das Agremiações ou por estes ocasionados a
terceiros, durante a competição. O Município disponibilizara os primeiros
socorros que serão prestados por atendentes do Departamento Municipal de Saúde.
XII) –
DOS CASOS OMISSOS
ART 12 – Os casos omissos serão resolvidos pela ACEFUNOPA,
Associação de Clubes e Escolinhas de Futsal do Noroeste do Paraná através dos
seus Dirigentes.
IZAEL EMILIO SOARES
COORDENADOR
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