REGULAMENTO DA 24ª COPA NOROESTE DE FUTSAL MENOR


 

 

REGULAMENTO DA 24ª COPA NOROESTE DE FUTSAL MENOR 2021

 

I) DA ORGANIZAÇÃO

 

ART 1º A organização e promoção da 24ª Copa Noroeste de Futsal Menor, estará a Cargo e Competência do Coordenador da ACEFUNOPA, Izael Emilio Soares e será realizada de Outubro a Dezembro de 2021.

 

II) DAS FINALIDADES

 

ART 2º Tem este à finalidade do congraçamento entre os Atletas, Treinadores, Pais e Desportistas dos Municípios da nossa Região, proporcionando um intercâmbio sócio cultural e esportivo entre os participantes, através da prática esportiva do Futsal.

 

III) DAS INSCRIÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS

 

ART 3º – As Agremiações deverão inscrever os seus Atletas e Comissão Técnica nas Súmulas dos Jogos durante a Primeira Fase da Competição, não podendo Relacionar novos Atletas a partir da Segunda Fase.

 

Parágrafo 1º – Documento oficial para a participação na competição para Atletas menores, sendo exigida a apresentação em todas as partidas, será o RG ( Identidade ).

 

Parágrafo 2º – A Taxa de Inscrição será de R$ 100,00 ( Cem Reais ) por Categoria e A Taxa de Arbitragem na primeira Fase será Dividido o Valor entre as Equipes participantes, assim como também a Fase Final.

 

Parágrafo 3º – Poderão participar Atletas de outros Municípios, desde que seja da Região Noroeste do Paraná.

 

Parágrafo 4º – As Equipes que queiram entrar com Recurso contra outra Equipe ou Atleta, deverá fazer em até 24 horas após a partida em questão.

 

IV) – DO SISTEMA DA COMPETIÇÃO

 

ART 4º – A Competição será disputada nas seguintes Categorias:

SUB 7 ( 2014/2016 )

SUB 9 ( 2012/2013 )

SUB 11 ( 2010/2011 )

SUB 13 ( 2008/2009 )

SUB 15 ( 2006/2007 )

SUB 17 ( 2004/2005 )

SUB 11 FEMININA ( 2010/2011 )

SUB 13 FEMININA ( 2008/2009 )

SUB 15 FEMININA ( 2006/2007 )

SUB 17 FEMININA ( 2004/2005 )

 

 

ART 5º A competição será disputada por Equipes divididas em Grupos, Jogando no sistema Todos contra Todos dentro do Grupo em um único dia, Classificando os 2 Primeiros Colocados de Cada Grupo para a Fase Final que será realizada em uma data posterior a ser definida pela Organização da Competição.

Caso a Equipe queira, poderá usar uma Atleta da Categoria Feminina na Categoria Masculino, não podendo ultrapassar a mais de 1 por Categoria.

Na Categoria Sub 7, poderá ser usado um Goleiro da Categoria Sub 8 ( 2013 ), somente para ser Goleiro, não valendo Gol do mesmo, nem o mesmo ultrapassar o meio de Quadra. Quando ocorrer que o Goleiro Sub 8 faça um Gol, o mesmo será anulado e a partida será iniciada com o Arremesso de Meta do Goleiro Adversário, e quando o mesmo ultrapassar o meio de Quadra, os Árbitros deverão paralisar a Jogo e dar Bola ao chão para reiniciar a Partida.

Nas Categorias Sub 7, na Saída de Arremesso de Meta do Goleiro Adversário, a outra Equipe deverá ficar em sua Meia Quadra, esperando o Atleta dominar a Bola recebida do Goleiro, para depois sair na Marcação.

Nessa Categorias, não valerá Gols de Cobrança de Tiro Livre Direto ( Falta ), mesmo que a Bola toque no Goleiro, devendo a mesma sempre ser Cobrada em 2 Lances.

Também não valerá o Gol de Lateral ou Escanteio chutado direto para o Gol, mesmo tocando no Goleiro, sendo que a Lateral deverá sempre ser cobrado em 3 toques para ser Validado o Gol.  

 

V) – DA CLASSIFICAÇÃO

 

ART 6º – As 2 Equipes Melhores Classificadas de Cada Grupo na 1ª Fase, estarão automaticamente Classificadas para a Fase Final na sua Categoria.

 

Parágrafo 1º – Na Fase Final as 4 Equipes Classificadas, Jogarão em Sistema de Rodizio Simples Todos contra Todos sendo Campeão a Equipe que somar mais pontos e assim até o 3º Colocado e quando houver mais de 4 Equipes Classificadas para a Fase Final, será formado 2 Grupos com 3 Equipes, jogando Todos contra todos dentro do Grupo, sendo o 1º Colocado do Grupo jogando a Final contra o 1º Colocado do outro Grupo, assim como os 2 Segundo Colocados dos Grupos, disputarão a 3ª Colocação.

 

 

VI) – CRITÉRIOS DE DESEMPATES

 

ART 7º – Em caso de empate em número de pontos entre duas ou mais Equipes para se conhecer os classificados para a próxima Fase ou suas respectivas colocações em cada Categoria, adotaremos os seguintes critérios:

·         Vencedor do confronto direto (Somente entre duas equipes);

·         Maior número de vitórias;

·         Maior saldo de gols;

·         Maior número de gols positivos;

·         Menor número de gols negativos;

·         Menor número de cartões vermelhos

·         Menor número de cartões amarelos

·         Sorteio.

·         Esse Critério será usado em todas as Fases

 

VII) – DA PREMIAÇÃO

     

ART 8º Serão premiadas com Troféus e Medalhas as Agremiações Campeãs, Vice Campeãs e 3ª Colocada.

 

Parágrafo 1º Na Fase Final se alguma Equipe quiser levar a Final para a sua Cidade, ficará responsável pela Premiação das Categorias que for sediar, sendo no Mínimo 2 Categorias.

 

 

                 

VIII) – DAS REGRAS DA COMPETIÇÃO

 

ART 9º As bolas a serem utilizadas na competição serão de responsabilidade da Equipe Mandante, mas cada Equipe deve trazer a sua Bola para aquecimento.

Categoria Sub 7: 50 ou 100

Categorias Sub 9 e 11: 100

Categoria Sub 13: 200

Categoria Sub 15 e 17: 500

Categoria Feminina Sub 11: 100

Categoria Feminina Sub 13 e 15: 200

Categoria Feminina Sub 17: 500

 

Parágrafo 1º – As Agremiações deverão apresentar devidamente uniformizadas para as partidas, ou seja, com camisas de cores idênticas para todos os atletas (exceto o goleiro) e numeradas, com os calções e meias de cores idênticas para todos os atletas.

 

Parágrafo 2º Em caso de coincidir as cores dos uniformes das Agremiações numa mesma partida, a Equipe mandante deverá efetuar a troca de uniforme.

Parágrafo 3º – O período de cada partida será de 02 (Dois) tempos de 12 Minutos pro Sub 07, 9, 11 e 13, nas demais Categoria em disputa, será de 2 Tempos de 15 Minutos.

 

Parágrafo 4º – Não serão Computados ou Acumulativos os Cartões Amarelos e Vermelho para a Próxima Fase, mas será Obrigatório cumprir a Suspensão por 1 Partida no Caso de 2 Cartões Amarelos ou 1 Cartão Vermelho na Fase em disputa.

 

Parágrafo 5º – O Atleta que Receber o Cartão Vermelho em uma partida não poderá ser Utilizado na partida subsequente do mesmo dia na Categoria Superior, tendo que cumprir a Suspensão nas 2 Categoria.

 

Parágrafo 6º – O Treinador, Responsável ou Atletas que agredirem alguém da Equipe de Arbitragem, Jogador adversário ou da própria Equipe, ou cometer outro ato que venha prejudicar o andamento da Competição, poderá pegar até 2 Anos de Suspenção de qualquer evento promovido pela Associação de Clubes e Escolinhas de Futsal do Noroeste do Paraná.

 

Parágrafo 7º – As Equipes participantes e as Equipes que Sediarem alguma Fase, deverá Obrigatoriamente cumprir todos os Protocolos exigidos pelo Comitê anti Covid, tanto do Ministério da Saúde, quanto do Estado e Município, sendo também para todas as Equipes participantes.

 

Parágrafo 8º  - Quando uma Equipe não tiver o Número suficiente de Atletas para participar de uma partida, a mesma perderá a partida por W X 0, mas as mesmas poderá fazer uma partida Amistosa para os Atletas que estão na Quadra não fiquem sem Jogar.

Caso queira ou necessite, uma Equipe poderá utilizar Atletas da Categoria mais Nova na Categoria de Cima, não podendo fazer o contrário a não ser se for em Amistoso e permitido pela Equipe Técnica Adversária.

 

IX) – DAS RESPONSABILIDADES MÉDICAS

 

ART 10 A condição de saúde dos atletas participantes, bem como a responsabilidades sobre a participação dos atletas menores de idade, de acordo com Legislação vigente no País, será de responsabilidade de cada Atleta e do seu responsável.  

 

ART 11 A Comissão Organizadora e Empresas Patrocinadoras não se responsabilizara por acidentes ocorridos com atletas dirigentes ou membros das comissões técnicas das Agremiações ou por estes ocasionados a terceiros, durante a competição. O Município disponibilizara os primeiros socorros que serão prestados por atendentes do Departamento Municipal de Saúde.

 

XII) – DOS CASOS OMISSOS

 

ART 12 Os casos omissos serão resolvidos pela ACEFUNOPA, Associação de Clubes e Escolinhas de Futsal do Noroeste do Paraná através dos seus Dirigentes.

 

 

 

                                                                                                                             IZAEL EMILIO SOARES

                                                                                                   COORDENADOR

 

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